Avatar: Frontiers of Pandora - Configurações otimizadas para PC e comparação gráfica com o PS5



O jogo Avatar é uma obra-prima visual que empurra os limites da tecnologia para proporcionar uma experiência visual incrível. No entanto, como podemos ajustar essa experiência para garantir uma taxa de quadros estável de 60fps em PCs mais antigos e mais lentos? Vamos explorar as configurações otimizadas, discutir a experiência do usuário no PC, comparar a versão do jogo com o PS5 para obter dicas de otimização de desempenho e avaliar as configurações 'Unobtainium' projetadas para hardware futuro.

Avatar: Frontiers of Pandora - Configurações otimizadas para PC e comparação gráfica com o PS5


Antes de entrar nas configurações, vale a pena destacar a experiência do usuário no PC, um ponto alto em Avatar: Frontiers of Pandora. Ao jogar pela primeira vez, você notará a ausência de uma etapa perceptível de pré-compilação de shader. Embora essa etapa ocorra, não apresenta problemas de tempo de quadro, e o gráfico de tempo de quadro é suave. Com boas configurações para sua GPU, você terá uma experiência fluida em Avatar, algo que muitos jogos modernos não conseguem acertar.

O menu de gráficos oferece uma ampla gama de opções personalizáveis com uma interface clássica no estilo Ubisoft, semelhante à de títulos como Far Cry e Assassin's Creed. As descrições explicam cada configuração, seu impacto no uso de VRAM, o número de configurações com base nos pontos visíveis e uma prévia de como cada alteração visual se refletirá.

Para respaldar tudo isso, o jogo também inclui um benchmark interno, representativo da carga intensa que o jogo pode ter nos momentos mais desafiadores. Você até pode executar o benchmark a partir da linha de comando para testes automatizados. Com base na experiência do usuário, este é o melhor port para PC que tive o prazer de revisar em 2023.




Os desenvolvedores incluíram uma configuração gráfica extrema chamada 'Unobtainium', oculta por padrão. Ao desbloqueá-la via argumento de linha de comando, isso adiciona uma opção de qualidade máxima no menu para várias configurações gráficas. Embora normalmente seja contra remover opções do menu, a Ubisoft Massive pode ter evitado problemas ao esconder essas opções. Essas configurações não são projetadas para hardware convencional agora, mas sim para permitir que o jogo se adapte graciosamente a futuros hardwares.

Falando sobre o que essas configurações Unobtainium fazem na prática, a maior diferença visual ocorre principalmente em aumentos de resolução. Por exemplo, ao definir a iluminação volumétrica da névoa para o máximo, obtemos maior detalhe na iluminação e sombras em volumes intermediários de névoa, aumentando significativamente o realismo. O mesmo acontece com a qualidade das nuvens; no máximo, o ruído potencial nas nuvens é significativamente reduzido, embora já pareça agradável no alto.

As configurações Unobtainium aumentam a qualidade de vários efeitos-chave, recomendadas especialmente para GPUs de classe RTX 4080/4090 e RX 7900 XT/XTX. Além disso, o jogo oferece um caminho de software para efeitos de ray tracing em GPUs que não suportam DirectX Raytracing (DXR), proporcionando uma experiência completa em termos de recursos e fidelidade.

Antes de passarmos para as comparações com o PS5 e configurações otimizadas, vale a pena mencionar as opções de reconstrução de imagem e geração de quadros de Avatar. O título suporta FSR 3, compatível com VRR, embora os tempos de quadro permaneçam inconsistentes. Recomenda-se o uso do V-Sync para manter uma taxa de quadros que corresponda à taxa de atualização máxima do monitor com o FSR3 para uma experiência completamente suave.